sexta-feira, 1 de julho de 2011

Kyuss @ Incrível Almadense

Mais uma banda que se reuniu para ganhar uns trocos para a sua reforma, é certo que agora é moda, mas eu e muitos outros agradecemos esta oportunidade de poder ver algumas bandas influentes do mundo da música, coisa que até à bem pouco tempo não seria pensável, tudo começou quando o senhor Garcia foi ao Roadburn fazer um set dedicado a Kyuss, desde aí foi necessário apenas uns pequenos passos, para que toda a banda se reunisse, todos excepto o Josh Homme (falando apenas da formação clássica), e começarem a actuar sobre a designação de Kyuss lives!, para mim esse nome não existe, isto porque já vi imensas bandas tocarem sem a maior parte dos seus elementos fundadores e até algumas sem nenhum, portanto para mim são os Kyuss. 
Indo ao que interessa, o concerto, a expectativa era alguma, e não era para menos, estes senhores foram os autores de um dos meus álbuns favoritos de sempre o Welcome to the Sky Valley.  
A primeira parte esteve a cargo dos portugueses Miss Lava, que quando cheguei já estavam a sair do palco, confesso que não foi de propósito que fiz isto, mas ultimamente não tenho conseguido cumprir horários em relação a concertos, e já se começa a tornar um mau hábito. 
Depois de uma espera longa e desconfortável devido ao calor que se fazia sentir na sala, lá entraram em palco a nova reencarnação dos Kyuss, constituída por John Garcia, Brant Bjork, Nick Oliveri e o desconhecido Bruno Fevery. Começaram bem ao tocarem logo a faixa Gardenia, prometendo uma actuação explosiva, e que de facto foi até mais ou menos a meio do concerto, a partir daí, talvez devido ao calor que me tirava um bocado a atenção, houve momentos em que fiquei perdido, pois a actuação ficou algo monotona, e ainda cheguei a temer o pior quando o Garcia esteve uns quantos minutos fora do palco, mas lá para fim a vontade de estar ali voltou. O som ao longo do concerto esteve sempre mal, pareceu me saturado demais, os graves estavam bastante altos, o que dificultava por vezes a audição da bateria e até da voz. Apesar de uma setlist forte, faltaram algumas pérolas, e foi óbvia a falta da Demon Cleaner. 
Dado o passado destes senhores esperava outra atitude da banda, é certo que já não têm a mesma vitalidade de quando tinham vinte anos, mas o certo é que a sua presença em palco não  me conseguiu contagiar. O facto mais negativo da noite foi mesmo o guitarrista, que deu uns valentes "pregos" principalmente em solos. O ambiente esse era de puro histerismo, o pessoal vibrava completamente, andava tudo aos pulos, palminhas e no mosh, ou eu estou a ficar velho para estas coisas, ou meu criticismo está a ficar maior (modo convencido off). 
Não se pode dizer que tenha sido um mau concerto de todo, mas também não foi genial como já li, o que é certo é que às vezes é mais o público que faz a festa em vez da banda, portanto não me convenceram e se voltarem cá e o preço for novamente este, vou pensar duas vezes quando for altura de ir.

Fica aqui a setlist, que pelo que li foi encurtada em dois temas que estavam previstos:

1. Gardenia
2. Hurricane
3. Thumb
4. One Inch Man
5. Conan Troutman
6. Freedom Run
7. Asteroid
8. Supa Scoopa and Mighty Scoop
9. Fatso Forgotso
10. Odyssey
11. Spaceship Landing
12. Whitewater
13. El Rodeo
14. 100°
Encore
15. Green Machine

E já agora um video com má qualidade sonora mas foi o que se arranjou pelo youtube.

Sem comentários:

Enviar um comentário